sexta-feira, 6 de março de 2015

Falando sobre Chupetas

Tenho certeza que muitas mães se questionam sobre o uso de chupeta, algumas dizem que não irão usar, outras ficam em duvida e tem aquelas que não vivem sem a chupeta para seus bebês. Desde que soube que estava grávida nunca me questionei sobre isso e também nunca havia comprado chupeta, já que o João ganhou enquanto eu estava grávida, fui comprar uma chupeta agora, ele está com 3 meses e meio e comprei uma chupeta da MAM, é essa da foto. Mas o João é um bebê que não faz muita questão de chupeta, faz cara feia e até arcada de vomito se eu insisto muito, eu só dou para ele na hora de dormir e mesmo assim quando ele está quase pegando no sono ele solta ou quando ele está muito agitado sendo que a maioria das vezes ele cospe. Li na internet, não sei se é verdade, que bebês que mamam não gostam muito de chupetas, mas a chupeta ajuda naquela "babação" toda, parece uma torneira a boquinha dele, fica sempre escorrendo, ele baba tanto que chega a passar a baba pelo babador de plástico para a roupa. 




Como sabemos bebês tem a necessidade de sugar, isso já vem desde a barriga onde eles passavam o dia sugando o liquido amniótico, por isso a chupeta os conforta tanto, sei que tem muitas mães que passam trabalho, se o bebê não está na teta, está chorando querendo a mesma, por isso tem a necessidade do uso da chupeta.
A sucção de chupeta deixa os músculos das bochechas, lábios e língua flácidos e isso pode dar problemas na mastigação e deglutição, por isso algumas mamães passam trabalho tendo que amassar bem as frutinhas e legumes, e o desenvolvimento da fala também pode ser afetado. Outra conseqüência é a alteração da arcada dentária. Também não é indicado o uso da chupeta por causa da amamentação, dizem que o uso da chupeta influencia o desmame precoce, chamamos de amamentação exclusiva, aonde não é oferecido ao bebê qualquer tipo de chupeta, mamadeira, e etc. Mas eu li sobre um estudo que foi feito, aonde dividiram as mamães que já amamentam em grupos, algumas foram aconselhadas a oferecer a chupeta ao filho se houvesse necessidade, como para confortar o choro, outras receberam a recomendação evitar. Em outro estudo, 281 mães também foram divididas com o mesmo critério, porém elas estavam começando a amamentar. Todas estavam motivadas com a amamentação. O resultado de ambos revelou que a chupeta não influenciou na quantidade de bebês que foram amamentados exclusivamente com o leite materno até os 3 e 4 meses. Apesar disso, não foi avaliado os efeitos do uso do acessório sobre a saúde e o desenvolvimento das crianças a longo prazo. 
Eu fui uma criança que usei a  chupeta até os 7 anos (escondida do meu pai, ele sempre foi contra e toda vez que olha o João Victor diz “é não insiste na chupeta” hahaha) e não tive nenhum tipo de deformação.

Mas sim eu acho que a chupeta deve ser usada com moderação, às vezes as pessoas vão brincar com o João e a primeira coisa que fazem é colocar a chupeta, então eu já aviso, se ele não estiver chorando não coloca a chupeta. Se o bebê chora, acho importante eliminar os motivos mais básicos como fralda suja, fome e cólica antes de sair enfiando a chupeta na boca do bebê. Mas uma dica importante, cada mãe sabe de si e de seu filho, se para você é melhor o uso, com certeza é, se não é, também para você com certeza é o melhor.



Espero ter esclarecido alguma duvida para alguém, a pesquisa que eu fiz para fazer esse post foi bastante esclarecedora, acabei aprendendo coisas que não sabia. Vou deixar para falar sobre os tipos de chupeta, qual é a melhor, qual eu uso em outro post para esse não ficar muito longo!! Beijos e beijos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário